Um estilo de vida saudável promove o bem-estar físico, bem como a saúde mental e emocional. A Medicina do estilo de vida (MEV) utiliza abordagens terapêuticas não medicamentosas para prevenir, tratar e algumas vezes reverter doenças crônicas, atuando na “raiz” do problema. A MEV prescreve comportamentos, auxiliando os pacientes no processo de transformação. A MEV foca em mudanças em seis pilares: nutrição, atividade física, sono, evitar consumo de substâncias tóxicas, manejo do estresse e cultivo de conexões sociais positivas. A MEV atua diretamente na “raiz” do problema, visando tratar a causa da maioria das doenças modernas.
Como endocrinologista, sempre reconheci a importância das mudanças no estilo de vida como parte essencial do tratamento das condições que afetam a saúde metabólica, como obesidade, diabetes, doenças da tireoide, e outras disfunções hormonais.
Prescrever orientações sobre alimentação, atividade física, manejo do estresse e qualidade do sono faz parte da minha prática clínica há anos. No entanto, ao me tornar certificada internacionalmente em Medicina do Estilo de Vida, fui capaz de aprofundar ainda mais essa abordagem, integrando-a de forma mais eficaz e personalizada no cuidado dos meus pacientes, oferecendo não apenas um tratamento médico, mas uma transformação de vida.